Tornar-se uma organização na qual a “segurança é quem somos” requer uma abordagem orientada para o futuro e baseada em princípios sensatos de gestão da mudança. O trabalho que desempenhamos com a sua empresa tem um único enfoque: ajudá-lo a realizar (implantar) a sua visão de desempenho de segurança de maneira sustentável. Utilizamos soluções baseadas em dados que tratam da redução da exposição (e como consequência, dos acidentes) no contexto de toda a organização, inclusive seus sistemas, cultura e liderança. O resultado é uma estratégia de mudança que ajuda a sua empresa a atingir seus objetivos hoje e no futuro.
Começamos o nosso trabalho conhecendo a sua empresa e ajudando a sua equipe a criar uma visão de segurança, definir objetivos e direções e a criar um sentido de urgência entre os patrocinadores e multiplicadores.
A OST utiliza diagnósticos validados para estabelecer um quadro detalhado do atual funcionamento da segurança, cultura, liderança, sistemas, pontos fortes e oportunidades da sua empresa.
Uma vez estabelecida a visão de futuro e a situação atual da sua empresa, ajudamos a definir uma estratégia de mudança para atingir seus objetivos. Nessa etapa, estabelecemos a governança do esforço de mudança, definimos estruturas e processos, papéis e responsabilidades, e como medir o avanço.
Saber onde a sua empresa se encontra no momento e para onde está caminhando é essencial para a excelência da segurança. Ajudamos você a definir um conjunto abrangente de índices de desempenho, captar dados básicos para fins de comparação, definir como indicadores de segurança e de liderança se conectam, e como gerar alta visibilidade para conquistas de segurança para criar o clima para a mudança e alavancar os esforços.
Independentemente de qual for o seu plano de mudança, personalizamos atividades para a sua organização com ferramentas customizadas para as suas necessidades e ajudamos a sua equipe a criar novas competências e garantir que as mudanças sejam ancoradas do ponto de vista comportamental, para obter resultados sustentáveis de longo prazo.
Entender o estado da cultura e como os líderes a influenciam é um componente essencial na gestão da mudança em segurança. Culturas de alto desempenho geram melhores resultados e os sustentam por mais tempo.
A cultura organizacional pode ser desenvolvida e melhorada por esforços em conjunto de líderes. A parte mais difícil é saber onde colocar esses esforços. Sem um quadro preciso das características da cultura e das práticas de liderança, a intervenção de sucesso se torna um pouco mais do que pura adivinhação.
Utilizamos instrumentos de diagnóstico com base científica, seguidos de entrevistas e grupos de discussão para validar e aprofundar o entendimento dos resultados matemáticos relacionados a cultura, liderança e funcionamento organizacional. Essas ferramentas oferecem a clara compreensão do desempenho atual e dados que podem ajudá-lo a elaborar uma estratégia de ação eficaz para a mudança.
O diagnóstico de cultura ajuda a:
Na maioria das organizações, os supervisores e os gerentes exercem grande influência na eficácia organizacional e são os representantes naturais da liderança sênior nas atividades cotidianas. Mesmo assim, muitas vezes não está claro para supervisores e gerentes as expectativas da organização em relação ao seu envolvimento com a segurança e não somente monitorar as taxas de lesões.
Sabemos que envolver supervisores e gerentes, de maneira eficiente, requer mais do que uma cobrança geral para “apoiar a segurança”. Esses líderes fornecem a primeira linha de defesa no gerenciamento das questões de segurança, comunicando as prioridades e os valores organizacionais, e criando relacionamentos com membros individuais da equipe. É por isso que trabalhamos com os nossos clientes para ajudá-los a desenvolver o importante papel desempenhado por gerentes de planta ou unidades de negócio: reduzir as exposições e promover uma cultura na qual todos os acidentes podem ser evitados.
O trabalho que desenvolvemos com os líderes da sua organização se baseia em quatro princípios essenciais:
O que é necessário para ser um grande líder em segurança?
Ser um grande líder em segurança é diferente ou não de ser um grande líder de modo geral? Se você realmente soubesse o que seria necessário, e estivesse na posição correta dentro da organização, como influenciaria o comportamento dos líderes sênior para ajudá-los a se transformarem em grandes líderes em segurança
Isso põe em destaque uma questão essencial sobre desempenho: Qual é o mecanismo mais eficiente para influenciar o comportamento de liderança?
A resposta a essa pergunta abrange cinco áreas:
O Instrumento de Diagnóstico da Liderança® ajuda a:
Iniciativas de segurança e de mudança cultural devem abordar a segurança de uma perspectiva pessoal, e não apenas técnica. A pergunta a se fazer é simples: "Independentemente do treinamento, certos indivíduos são naturalmente mais seguros que outros? Caso sim, por quê?" Intuitivamente, sabemos que a resposta é sim!
O mais importante é que agora existem dados científicos para mostrar quão diferentes são os indivíduos em termos de traços psicológicos, e como isso está mais intimamente relacionado a exposição e ao comportamento de risco.
Estes estudos foram integrados ao modelo SafetyDNA™.
O SafetyDNA é um processo de desenvolvimento de habilidades das lideranças que ajudará cada indivíduo a se tornar proativo para reduzir seus riscos para acidentes e de suas equipes, por meio do diagnóstico de liderança, workshops e coaching individual para desenvolvimento de liderança em segurança.
As novas habilidades dos líderes podem ser usadas a todo momento, no planejamento de atividades, em interações em campo ou remotas (online) com outras pessoas, na troca de feedback, na identificação e tratamento de exposições com potencial SIF, para citar apenas alguns exemplos.
O que avaliamos no programa SafetyDNA:
O pensamento tradicional sobre a prevenção de lesões graves e fatalidades sugere que a redução de lesões menores trará reduções proporcionais nas lesões mais graves. Porém, recentes estudos comprovam que reduções nas taxas de lesões menores não levam a uma queda proporcional em eventos graves e fatais. As metodologias licenciadas da DEKRA têm ajudado inúmeras organizações na elaboração de medidas preventivas de proteção a acidentes graves e fatais de seus funcionários.
Os tradicionais esforços de segurança geralmente falham em prevenir acidentes graves e fatais, porque eles não foram projetados para isso. Além disso, líderes e organizações geralmente não examinam questões específicas relacionadas com a prevenção de lesões graves e fatalidades, como:
Sabemos que cada empresa opera em circunstâncias únicas e, portanto, precisa implementar soluções feitas sob medida para apoiar seu programa de segurança baseado em comportamento. É por isso que utilizamos e recomendamos o software AdaptiveBBS™ que é totalmente customizável, com painéis personalizados, relatórios únicos, alertas e notificações configuráveis e muito mais.
O software é extremamente confiável, está hospedado nas nuvens, e pode ser acessado de qualquer navegador com acesso a internet, por meio de computador, tablet, telefone celular ou aplicativo.
Você está no controle e pode configurar o sistema de acordo com suas estruturas organizacionais, bem como definir grupos de usuários, itens de ação e conjuntos de dados individuais.
Utilizamos cookies para analisar o tráfego do site Web e otimizar a sua experiência de utilização do mesmo. Ao aceitar a nossa utilização de cookies, os seus dados serão agregados com os de todos os outros utilizadores.